Aparecida de Goiânia vai receber mais um Mutirão do Governo de Goiás

Ação ocorre às margens da G0-040, nos dias 15 e 16 de janeiro, sábado e domingo. Na sexta-feira (14) já haverá atendimento a moradores, no período da tarde.

Atividades incluem entrega de 1.682 cartões do Mães de Goiás, repasses do programa Bolsa Estudo, serviços do Vapt Vupt e Expresso, emissão de documentos, exames, consultas médicas, vagas de emprego e corte de cabelo 

O governador Ronaldo Caiado durante o 2º Mutirão Governo de Goiás, realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, no Bairro Independência, em Aparecida de Goiânia, com 80 mil atendimentos aos moradores da região e público estimado de 65 mil presentes: “O Estado vai à comunidade para atender as pessoas que dependem das ações diretas do governo”

O governador Ronaldo Caiado e equipes das secretarias do governo estadual estão concluindo os preparativos para mais uma edição, a terceira, do Mutirão Governo de Goiás, que será realizada nos dias 15 e 16 de janeiro, sábado e domingo, em Aparecida de Goiânia. Na sexta-feira (14) já haverá atendimento a moradores, no período da tarde. Serviços gratuitos ficarão disponíveis em uma área da GO-040, no Jardim Tropical, ao lado do Shopping Portal Sul.

Cerca de 400 trabalhadores já realizaram a montagem da estrutura, que terá aproximadamente 12 mil metros quadrados. A ação do Estado será em parceria com a Prefeitura de Goiânia, que ampliará participação no evento. No sábado (15/01), o horário de funcionamento será das 8h às 16h e, no domingo (16/01), das 8h às 12h. No primeiro dia, sexta-feira (14/01), a estrutura será testada com atendimentos a moradores das 13h30 às 18h.

A previsão é de que mais de mil pessoas, entre servidores do Estado, da Prefeitura de Goiânia, e de outros órgãos parceiros, trabalhem no atendimento aos moradores da região.

“Estamos chegando à terceira edição do mutirão, que é o Estado indo à comunidade para atender as pessoas que dependem das ações diretas do governo”, explicou o governador Ronaldo Caiado. “E podem ter certeza de que vamos continuar. Goiás precisa do apoio nesses serviços e nós daremos isso no sentido de ajudarmos as pessoas. Essa é a grande ação do nosso governo, chegar até as pessoas”, destacou.

Durante essa edição do mutirão, o governador fará a entrega de 1.682 cartões do programa Mães de Goiás, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). A Pasta também realizará atendimentos relativos ao registro civil, com a emissão das segundas vias de certidões de nascimento, casamento, óbito, nome social e retificação de nome. Também serão emitidos passaporte do idoso, passe livre da pessoa com deficiência, carteira de identificação do autista e realizados cortes de cabelo de forma gratuita para a população.

De acordo com Aristóteles de Paula e Sousa, o Toti, coordenador da infraestrutura do mutirão, os serviços das duas edições anteriores estão mantidos, como emissão de documentos, realização de exames e consultas médicas; oferta de vagas de emprego; distribuição de mudas de árvores, entrega de benefícios sociais, serviços do Vapt Vupt, além da oferta de oficinas e apresentações culturais. Por conta do recesso em algumas esferas públicas, nesta edição não haverá atendimento por parte do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Ministério Público Estadual (MPGO) e Defensoria Pública do Estado (DPE).

Neste terceiro mutirão, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, amplia a parceria, e os serviços oferecidos pela prefeitura da capital serão ampliados. A rede Atende Fácil, central de relacionamento com o Executivo goianiense, estará disponível à população. “Já tivemos a confirmação da participação de duas grandes secretarias, de Políticas para as Mulheres e Educação”, adiantou o coordenador. A primeira disponibilizará a inscrição para o programa Renda Família + Mulher para aquelas com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizado e inscrições para cursos de capacitação.

Já na educação, o público poderá ter informações sobre matrícula na rede municipal de ensino de Goiânia, inclusive com um guichê para sanar dúvidas sobre a documentação necessária e o cadastro antecipado. Ainda estão previstas distribuição de hortaliças; apresentação de aulas de robótica e do sistema de reconhecimento facial que está em fase de implantação nas unidades de ensino; espaço para leitura e pintura lúdica.

Mais uma vez, a gestão estadual fez ofício convidando a prefeitura de Aparecida de Goiânia a participar do Mutirão Governo de Goiás. “Não manifestaram ainda se vão participar”, explicou Toti.

A expectativa do mutirão em Aparecida de Goiânia é receber quantidade de público maior do que na última edição, quando foram realizados 80 mil atendimentos, 10 mil a mais do que na primeira, e um público de 65 mil presentes. “Estamos montando as tendas entre duas regiões bastante populosas. Acredito que vamos chegar a um público igual ou até um número superior ao evento que fizemos no Bairro Independência”, projetou o coordenador da infraestrutura do mutirão.

Serviços
Para o público que busca uma colocação no mercado de trabalho, o Estado, por meio da Secretaria da Retomada, oferecerá vagas de trabalho via Programa Mais Empregos. E mais: cursos gratuitos de capacitação e qualificação; acesso a linhas de crédito e renegociação de dívidas, via parceria com a GoiásFomento, para micro e pequenos empresários.

No rol de serviços à população, a GoiásFomento também fará entrega de contratos a clientes, emissão de segunda via de boletos e simulação de crédito. Para os servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas, a Goiás Previdência (Goiasprev) disponibilizará o recadastramento, que deve ser feito todos os anos pelo segurado, de acordo com o calendário de aniversário. Também estarão disponíveis a simulação de aposentadoria, impressão de contracheques, entre outros.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) terá os seguintes serviços gratuitos: alteração de endereço, comunicado de venda, embargo de veículo, intenção de venda, impressão de CRLV-E, consultas de veículo e habilitação, cadastro da CNH Digital, transferência de pontuação e instrução para recurso de multas.

Totens de autoatendimento do programa Expresso, plataforma de serviços digitais do Estado, estarão instalados no local. Eles disponibilizam 20 serviços, como emissão de 2ª via da fatura de água, agendamento presencial do Vapt Vupt, solicitação de vias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e consulta de existência de débitos por CPF.

O Vapt Vupt também estará presente no evento. Entre os serviços oferecidos: emissão de 1ª e 2ª via do Cadastro de Pessoa Física (CPF), da 2ª via de conta de água, de boletos do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), comunicado de venda de veículos e alteração de endereço no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), além de recadastramento da Goiás Previdência (Goiasprev).

No estande da Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago), o contribuinte poderá revisar cadastro, emitir 2ª via ou contestar valor da fatura, solicitar ligação de água e esgoto, negociar débitos, protocolar reclamações ou denúncias.

A equipe da Secretaria da Educação (Seduc) estará no local para elucidar dúvidas sobre matrícula nas unidades de ensino, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação de Jovens e Adultos a Distância (EJATec), escolas de tempo integral e educação especial. O atendimento também permitirá emitir 2ª via de histórico escolar e de diploma de pessoas que estudaram em escolas extintas. Também haverá entrega de cartões do programa Bolsa Estudo, que oferece auxílio de R$ 100 mensais para cada aluno do Ensino Médio da rede estadual.

Já a unidade itinerante OVG Perto de Você vai realizar o cadastro e entrega de andadores, bengalas, kits de fraldas descartáveis geriátrica e infantil, leites especiais, cadeiras de rodas padrão e higiênica, muletas, colchões e enxovais para gestantes e mães de bebês com até um mês de vida.

Os visitantes do evento poderão participar de ações de educação ambiental e levar para casa mudas de árvores nativas do Cerrado, distribuídas gratuitamente. Equipamentos utilizados no combate a incêndios florestais e fiscalizações serão apresentados pelos servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da mesma forma, iniciativas do Estado na área, como o Sistema Ipê e o aplicativo PlanteGO.

Segurança Pública
O Instituto de Identificação da Polícia Civil oferecerá, gratuitamente, a emissão de documentos de identidade. Fará também a coleta de material biológico de familiares de pessoas desaparecidas pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). O material é analisado e inserido no Banco Nacional de Perfis Genéticos. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), 80 mil pessoas desaparecem todos os anos no Brasil e apenas 3 mil famílias estão cadastradas no banco de dados.

A Secretaria de Segurança Pública receberá os moradores de Goiânia e Aparecida de Goiânia com exposição de aparelhagens utilizadas por peritos criminais e médicos legistas; de peças do museu forense; exibição de materiais confeccionados pela população carcerária, como peças de artesanato, brinquedos, tapetes, bolsas, dentre outros. A Delegacia Móvel também estará no local para coleta de denúncias.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) estará presente com palestras sobre segurança doméstica e orientações sobre os riscos de acidentes com botijões de gás, ingestão de produtos químicos por crianças, dentre outros, e exposição de materiais operacionais utilizados em ocorrências. Estarão disponíveis os serviços técnicos para solicitação de inspeção técnica (vistorias), orientação para a análise de projetos e ainda emissão de extrato de ocorrências. Equipes do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd) e o Batalhão Maria da Penha da Polícia Militar oferecerão instruções sobre as formas de combate à violência doméstica. Outros batalhões especializados da PM também realizarão exposições e ações interativas com o público.

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Goiás) receberá reclamações contra fornecedores de bens ou serviços. No estande da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), serão prestadas orientações sobre Passe Livre de pessoas com deficiência e Passaporte do Idoso. Os servidores também vão receber solicitações ou reclamações dos consumidores de saneamento básico, energia elétrica e transporte intermunicipal de passageiros.

Assistência em Saúde
Consultas e exames oftalmológicos estarão disponíveis aos interessados com atendimento no ônibus da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog). Entre os exames realizados estarão auto-refração e de tonometria. Caso os exames indiquem a necessidade de algum procedimento, o paciente deixará o mutirão regulado para atendimento. Os moradores poderão, ao longo da programação, realizar exames de imagem, como: ultrassonografia, ecocardiografia e eletrocardiografia; além de testagem e vacinação contra a Covid-19. A unidade móvel (ônibus) do Hemocentro de Goiás estará disponível para receber doações de sangue.

Serviço
Assunto: 3ª edição do Mutirão Governo de Goiás
Quando: Sábado (15/01), das 8h às 16h, e domingo (16/01), das 8h às 12h. Na Sexta-feira (14/01), das 13h30 às 18h, já haverá serviços disponíveis
Onde: Aparecida de Goiânia (GO), Jardim Tropical, ao lado do Shopping Portal Sul

Secretaria de Comunicação Gov Goiás

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás