Empresas: As novas gerações e a reinvenção do negócio familiar

Com 40 anos de história, Piry Bar e Restaurante se reinventa com chegada de Danillo Ramos e alcança novos voos

O empreendimento foi um sucesso por mais de 30 anos, com uma cozinha de qualidade que se tornou referência em culinária nordestina na capital e uma clientela fiel. Contudo, em meados de 2010, os irmãos e sócios se viram desestimulados – e, dentre outras hipóteses, consideraram fechar a empresa. Foi aí que Danillo Ramos, filho de Chico Piry, na época com 26 anos e recém-formado em economia, decidiu se juntar ao pai na gestão do negócio. Ele, que sempre teve vontade de empreender, não imaginava que começaria tão cedo – contudo, viu na possibilidade de reinventar o negócio familiar uma oportunidade de negócios.

A partir daí, Danillo passou a aprender as nuances da área com o pai e, ao mesmo tempo, a procurar soluções e ideias inovadoras para melhorar os processos da empresa e resolver problemas. A ideia era reposicionar a casa e modernizar o negócio de forma geral, abrindo portas para novas oportunidades e crescimentos.

“Pegar uma empresa que já está funcionando e já tem suas características e alguns problemas arraigados é muito diferente de começar um negócio do zero. Tem seus prós e contras”, relata Danillo. “Você já tem um nome, uma história e uma marca estabelecida, mas traz também desde dívidas até comportamentos ruins ou falta de processos que não beneficiam a empresa. Acredito que um dos maiores desafios é tratar com gerações diferentes”, conta.

Um dos contatos mais importantes do empreendedor com o Sebrae foi através do concurso Comida de Buteco, e foi evoluindo a partir daí. Durante esse período, Danillo se reaproximou da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel – GO), da qual hoje é presidente. A parceria continuou através da participação em outros programas como o Sebraetec, ALI e o Brasil Mais – onde trabalhou principalmente processos, gestão de pessoas e produtividade empresarial.

O empresário foi um dos participantes do 1° Encontro de Agentes Locais de Inovação promovido pelo Sebrae na última sexta-feira (!5), e conta que o evento proporcionou uma troca muito rica. Na visão do empresário, ele e os outros convidados – Karla Lucena, no Empório Glam, e José Wilson, do tioBák – tiveram a oportunidade de oferecer uma visão mais prática sobre o dia a dia dos empresários em diversos segmentos, dando oportunidade aos consultores de fazerem uma abordagem mais assertiva aos clientes do Sebrae.

“O Sebrae tem um corpo de consultores muito qualificado. Acredito que exista só uma dificuldade de às vezes entender a rotina e o dia a dia do empresário”, explica. “Acho que conseguimos oferecer algumas informações valiosas, porque por mais que o Sebrae tenha métodos de gestão muito bons  para aplicar pras empresas, eles nunca serão aplicados de forma linear, variando de acordo com a realidade de cada negócio”, finaliza.

Agora, o foco da empresa é melhorar ainda mais sua performance no digital e aumentar o faturamento. “Eu falo pro meu pai que crescer antes era uma oportunidade, agora é uma obrigação”, pontua o empresário. De acordo com ele, essa é a única direção possível para a empresa, inclusive devido aos impactos trazidos pela pandemia.

A mudança do comportamento de consumo digital proporcionou à área novas oportunidades que o empresário está pronto para abraçar. A reestruturação do negócio e o trabalho de reposicionamento da casa criaram bases sobre as quais é possível alçar novos voos – dentre eles, uma valorização cada vez maior do próprio nicho de cozinha nordestina, e uma maior captação de clientes. Há muitas possibilidades pelas frente: contudo, Danillo e Chico Piry já colhem os frutos da modernização da empresa.

“Estou aprendendo a dar valor no processo e nas pequenas conquistas do dia a dia”, reflete Danillo. “Quando vejo o quanto evoluímos, crescemos e o quanto as coisas mudaram, mesmo que ainda haja muito pra fazer, é muito bom. Acho que o gratificante é isso: quando você olha pra trás e vê que melhorou”, finaliza.

SERVIÇO

Piry Bar e Restaurante

Endereço: Av. C-1, 510 – Jardim América, Goiânia – GO

Instagram: https://www.instagram.com/pirybarerestaurante/

Facebook: https://www.facebook.com/PiryBareRestaurante/

Delivery: https://deliveryapp.neemo.com.br/delivery/6551/menu

Whatsapp: (62) 3251-5697

Por Agência Sebrae de notícias

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás