Construção: Sucesso de empreendedorismo chega a Goiânia

Amigos iniciaram juntos na área da construção civil, se consolidaram em São Paulo e agora retornam à terra natal

No Brasil, de acordo com o boletim anual Mapa das Empresas, apresentado pelo Ministério da Economia em fevereiro, houve um saldo positivo de 2,3 milhões de empresas abertas em 2020, ano que iniciou as restrições relacionadas ao coronavírus. Isso porque, enquanto 1,044 milhão de negócios foram encerrados, 3,359 milhões abriram ao longo do ano passado.

Os números confirmam que ser o dono do próprio negócio é o desejo de muitas pessoas ao longo dos tempos e algumas se juntam a amigos para iniciar essa empreitada. Com os engenheiros André Campos e Bruno Max não foi diferente. “Conheci o Bruno na Gafisa, onde trabalhamos juntos. Em certo momento trocamos de empresas juntos também, mas sempre quisemos empreender. Em certo momento estávamos em obras diferentes, mas o término delas era no mesmo período. Então, resolvemos colocar o desejo em prática e, há quase 10 anos, fundamos a GPE Construção”, relembra o paulistano André.

“Nossa ideia era levar para o cliente final uma proposta de valor baseada na transparência, na entrega de resultado e no relacionamento de longo prazo. Quando começamos nós identificamos o nicho de obras rápidas do setor de varejo como área pela qual desejaríamos iniciar. O ano é 2012, o Brasil vivia grande crescimento e nós apostamos num segmento que estava em franca expansão para que nós pudéssemos levar uma proposta de valor para nossos clientes. Começamos já realizando obras em diferentes estados”, contou Bruno Max, que é goiano, mas morava em São Paulo na época.

Um ano depois, Dário Oliveira, que estudou com Bruno no Ensino Médio em Goiânia, foi convidado para integrar a sociedade da empresa, sediada na capital paulista. “Estávamos precisando de alguém para ajudar a estruturar a GPE e o Dário possuía mais experiência nessa parte, além de ser amigo do Bruno de longa data”, destaca André. Ao longo desses nove anos a construtora foi responsável por diferentes obras pelo país, como a segunda etapa do Shopping Conjunto Nacional, em Brasília, 16 lojas da rede Burger King pelo Brasil e ainda unidades em São Paulo do GuardeAqui (um armazém vertical).

De volta para casa


Goianos, Bruno e Dário sempre quiseram investir na terra natal. “Depois de cinco anos com uma esteira de produtos e projetos entregues em diferentes estados, já era hora da gente planejar o nosso retorno para Goiânia”, recorda Bruno. “Para coroar esses dez anos de GPE, nós voltamos para a capital goiana, para implantar a GPE Inc, que é uma incorporadora que nasce com o DNA e uma vocação de produtos de alto valor agregado, alto requisito técnico e muito centrado na necessidade do cliente”, completa.

A empresa se tornou o Grupo GPE, o qual engloba a GPE Construtora, GPE Malls e, agora, a GPE Inc. “Aproveitamos a pandemia para focar na incorporação. Não viemos para Goiânia apenas para um lançamento, mas para deixar um legado. Nosso planejamento é lançar de dois a três empreendimentos por ano na capital. Já investimos em terrenos nos setores Bueno, Marista e Oeste, nos quais queremos consolidar nossa marca”, ressaltou Dário Oliveira, revelando que o investimento inicial da empresa em Goiânia é de R$ 10 milhões e que o primeiro produto, que deve ser lançado em breve, vai gerar cerca de 100 empregos diretos e até 150 indiretos.

Para essa nova fase do Grupo GPE, os três sócios convidaram mais um goiano para a sociedade, Gustavo Nunes, que aceitou o desafio. “Eu sempre quis empreender e já os conhecia de longa data. Foi a chance de deixar a carreira de executivo e empreender na minha cidade natal e voltar para cá”, ressalta ele, que também fez o ensino médio com Dário e Bruno, se formou em arquitetura e atua no mercado imobiliário há 15 anos, mas morava em Brasília. “O mercado de Goiânia tem muitas oportunidades e estamos em um momento positivo. Não é uma jornada no escuro, estamos entrando com muito embasamento”, salienta.

O pensamento é reforçado por Bruno. “Dentro de Goiânia, numa esteira dos próximos três a cinco anos, nós queremos estar com cinco produtos em lançamentos, cinco devolvidos, bastante aperfeiçoados, para que a gente possa nos próximos 50 anos construir a melhor incorporadora para os nossos clientes. E o nosso sonho é nacional. Ele inicia em Goiânia, a GPE Inc é uma incorporadora goiana, mas vai ganhar asas e participar de vários projetos pelo Brasil de relevância nacional. Nosso compromisso nos primeiros cinco anos é buscar musculatura, portfólio e produtos dentro do mercado goiano, para que lá para frente a gente consiga sim, de Goiânia, ser uma plataforma de produtos inovadores na incorporação residencial e comercial para outras cidades relevantes em Goiás e no Brasil.”

Por Agência Sebrae de notícias

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás