Empresas: Após pandemia, empresário se reinventa e alcança outros mercados

Focado no mercado regional, Christian Pereira dos Santos, 35, expande horizontes e hoje coordena um grupo de 4 empresas

Por: Nathália Bariani

Com um espírito visionário que o transformaria num empresário de sucesso, Christian Pereira dos Santos, 35, nasceu na zona rural e aprendeu cedo o valor do estudo. Trabalhando com o pai na roça desde os 7 anos, somente aos 12 teve a oportunidade de se mudar para a cidade de Goianira, em Goiás, onde estudava pela manhã.

“Foi uma infância muito sofrida, e eu pensava em achar uma alternativa para aquela situação. Meus pais são muito simples, e sempre enfatizaram a importância do estudo para melhorar de vida”, conta Christian. “Quando eu tinha 16 anos, participei de um programa da TV Cultura junto com a escola, e no fim ganhei um curso profissionalizante em Goiânia. De lá sairia a minha primeira oportunidade de estágio.”

Após alguns meses, Christian recebeu uma proposta: foi convidado para trabalhar em uma empresa no ramo técnico de informática. Ali, ele aprendeu sobre a área, e se aprofundou na área cada vez mais. No meio tempo, continuou fazendo cursos profissionalizantes, e a oportunidade de se tornar professou de informática não tardou. Foi aí – mais uma vez dentro da sala de aula – que ele enxergou uma oportunidade: e se ele começasse a dar aulas por conta própria?

“Eu ensinava, em média, 20 pessoas. Com o preço que cada aluno pagava, em uma hora e meia dava para pagar o meu salário e ainda sobrava dinheiro. Comecei a fazer esse tipo de conta e pensei: podia fazer isso para mim em Goianira”, conta o empresário. “Mas eu não tinha dinheiro – só tinha a ideia”.

E a ideia foi o suficiente para criar novas oportunidades. Sem capital de giro nem um computador para começar, em 2005 Christian pegou um computador emprestado com uma amiga, uma mesa de bar e duas cadeiras e começou a dar aulas aos domingos, na casa do pai. Aos poucos, os alunos foram crescendo, e quase um ano depois, com um empréstimo de R$ 5.000,00, o empresário comprou um computador, uma mesa e começou a se dedicar integralmente a dar aulas em Goianira, também durante outros dias da semana.

Foi assim que, após uma reforma da casa e a parceria com um amigo da área de administração, nasceu a Quality Info Treinamentos. Com 16 anos de história, o empreendimento hoje conta com salas de aula com ar, dois laboratórios de informática e administração, com cursos também eram ministrados em Trindade e Caturaí aos finais de semana.

Hoje no seu terceiro mandato como presidente da Câmara dos Dirigentes e Lojistas de Goianira, o empresário aos poucos expandiu sua atuação para outros mercados. Um dos setores onde viu oportunidade de melhora foi o da comunicação – percebendo que a cidade não tinha veículos de comunicação, ele fundou o Jornal 25 de Março e o Portal Goianira.

Outra oportunidade surgiu no ramo promocional: Christian passou a usar seu carro de som para fazer propagandas terceirizadas para outras empresas, entre elas a Magazine Luiza, e eventualmente expandiu a frota incluindo um trio elétrico e outros veículos. Com os automóveis rastreados, aumentou a gama de clientes, conquistando mais um mercado.

Uma oportunidade puxa a outra, e o ramo dos automóveis abriu para Christian as portas de um outro setor que, agora, é uma de suas grandes apostas para o futuro próximo: o de alto-falantes. Inicialmente para o uso em seus próprios veículos, Christian começou a apostar no marketplace para atender o público de Goiás e Distrito Federal – foi pensando na implantação do e-commerce, que estará no ar em breve, que ele buscou o Sebraetec.

Esse não é, contudo, o único contato do empresário com o Sebrae. Além de já ter passado pelo Brasil Mais, com foco em gestão, Christian foi um dos participantes do Desafio Sebrae – na época, sua equipe foi vice-campeã.

“A pandemia foi o momento mais complicado que vivi como empresário. Até então nada era tão difícil quanto o que eu já tinha passado, então tudo era melhoria. De repente estava tudo fechado, eu tinha contas pra pagar, funcionário pra acertar e não tinha o tipo de negócio que podia ficar aberto pra continuar a vender” conta o empresário, que reinventou não só o modelo de seu negócio – a Quality Info Treinamentos passou a ser completamente digital –, mas criou uma gama de empresas flexível que se atualiza de acordo com a necessidade do mercado.

Grato à família, Christian conta estar junto a eles mesmo depois de adulto e poder inspirar outras pessoas é um motivo de orgulho. “Estou no mesmo lugar, e continuo sendo eu mesmo. Poder contar a minha história e mostrar pras pessoas que estão me ouvindo que elas também podem chegar aonde estou é muito gratificante. Digo sempre que é preciso foco, atitude e qualificação profissional. Com essas três, criamos nossas oportunidades: mas é possível”, finaliza.

SERVIÇO

Quality Info Escola de Profissões

Site: https://ead.christiancursosonline.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/qualityinfoescoladeprofissoes/

Telefone: (62) 3516-2208

Trios Elétricos Christian Pereira

Instagram: https://www.instagram.com/trioseletricoschristianpereira

Telefone: 062985907012

Distribuidora Eros

Instagram: https://www.instagram.com/distribuidoraerosaltofalantes/

Site: https://bit.ly/3lXDCbI

Portal Goianira

Site: http://www.portalgoianira.com.br/home/

Com informações da Agência Sebrae de notícias

Denilson Alves

Editor do Portal Nosso Goiás